sábado, 23 de junho de 2012

Em Convenção, PPS e PRB formam coligação para vereador

Uma festa com alegria e energia. Muitos discursos, muita conversa, reencontro de amigos e afirmação da coerência política que vem marcando a atuação do PPS Franca rumo às eleições municipais de outubro próximo. Foi assim a Convenção Eleitoral do PPS, que se realizou hoje em conjunto com os partidos que apoiam à candidatura à prefeito de Alexandre Ferreira (PSDB), tendo como vice-prefeito Fernando Baldochi (PMDB). 
 
O comparecimento da militância do PPS Franca, especialmente dos seus pré-candidatos a vereador, foi expressivo e marcou de maneira significativa a presença do partido nesse evento que já está sendo considerado a largada oficial da campanha eleitoral de 2012. Diversos candidatos a vereador, não apenas do PPS, fizeram uso da palavra enfatizando a confiança na vitória de Alexandre e Baldochi. 
O prefeito Sidnei Franco da Rocha, presidente do PSDB-Franca, conduziu animadamente o encontro, instigando os candidatos a vereador a manifestarem suas visões e propostas para Franca. Uma série deles assumiu o desafio procurando demarcar suas enfases e perspectivas para se garantir a vitória em outubro de 2012. Em seguinda os representantes das direções partidárias que formam a coligação de apoio a Alexandre Ferreira fizeram uso da palavra. Falaram lideranças do PSDB, PMDB, PPL, PRB, PMN e PPS. 
 
Alberto Aggio, presidente do PPS Franca, enfatizou a "coerência que dá sustentação à coligação como um fator importantíssimo para a vitória. Coerência que se ressalta na tradição de luta democrática de todos os partidos e de sustentação a uma adminstração municipal avaliada muito positivamente pela população". Para o lider do PPS, o local da Convenção (a sede do PSDB), teria que ser vista a partir daquele momento como "a casa comum de todos esses partidos, rumo à vitória e ao estabelecimento de um governo de inovação dentro da continuidade, democrático, moderno e progressista". 
 Em seguida discursou Fernando Baldochi que fez questão de registrar a sua trajetória profissional como servidor público bem como os seus vínculos com a política do PMDB por mais de 20 anos. Uma experiência importante que Baldochi tem certeza que levará consigo para a vice-prefeitura a partir do proximo ano. 
Por fim, Alexandre Ferreira, visivelmente emocionado, começou a discursar estabelecendo os momentos importantes da sua vida como servidor público da saude na Prefeitura de Franca. 
O conhecimento adquirido e as inovações implementadas como secretário são, para Alexandre Ferreira, dois elementos essenciais que contarão para que os eleitores pensem de maneira correta na hora do voto. Alexandre fez questão de enfatizar que ali estava "a dupla de candidatos com maior conhecimento dos problemas e das soluções para a administração da cidade de Franca".


No que se refere à chapa de vereadores, o PPS estabeleceu com o PRB (Partido Republicano Brasileiro) a coligação "POR UMA FRANCA SOLIDÁRIA" que contará com 30 candidatos a vereador, o teto máximo para a eleição em Franca. Com chapa completa, a coligação PPS e PRB confirma sua força para a disputa das eleições para vereador em Franca, ampliando suas chances de conquistar uma forte bancada na próxima legislatura.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Eleições e Democracia


Se a democracia não se restringe ao voto ela também não pode viver sem ele. Para ser legitima, representativa e participativa, a democracia tem que existir num clima de liberdade. Como construção permanente, a democracia envolve conteúdos e formalizações, já que ela é o suporte tanto de uma sociedade democrática quanto das instituições do Estado democrático de direito.
Pensar os conteúdos da política democrática é se voltar para a construção de uma grande orientação que esteja sustentada na liberdade, na equidade, na justiça social e na decência com a "coisa pública". Nos dias atuais outra dimensão aparece também como essencial: a sustentabilidade ambiental.
As próximas eleições estarão voltadas para os assuntos da cidade. A política local é aquela que proporciona o mais efetivo exercício da democracia. É na cidade que se desenrola o cotidiano das pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida. Em cada cidade, a política da democracia precisa ser traduzida num projeto de transformação voltado para a construção de uma cidade mais moderna, progressista e solidária.
Este projeto deve estar desenhado para colocar em prática os preceitos da transparência, a abertura para o acompanhamento das políticas públicas bem como seu controle social. Deve buscar também a conjunção entre sensibilidade político-social com a profissionalização da gestão e da competência técnica.
Para que o atual crescimento brasileiro não se assente em “pés de barro”, o município deve se esmerar no sentido de garantir uma educação infantil e um ensino fundamental de qualidade. O compromisso com a cidadania começa a partir deste ponto e se estende a outros, especialmente à melhoria do transporte público e à mobilidade urbana bem como ao acesso a um sistema de saúde pública de qualidade.
A perspectiva do “bem-viver” amplia-se hoje a partir de um compromisso com as práticas do chamado desenvolvimento sustentável, o que envolve cuidado, responsabilidade e competência com a limpeza urbana, a destinação final de resíduos sólidos, do saneamento e despoluição dos cursos d’água bem como o estímulo ao uso de energias limpas.
Mas, devem ser as pessoas de carne e osso a maior preocupação. Elas esperam dos gestores municipais uma ação permanente e combinada com os governos federal e estadual em favor da geração de emprego e renda antes que políticas compensatórias, necessárias apenas em alguns casos. Esperam ações voltadas para a qualificação profissional e a reinserção no mercado de trabalho. É este o núcleo central do combate às desigualdades e o que gera segurança para o futuro.
Superar desigualdades e assegurar as diferenças fazendo o possível para garantir políticas de inserção social que superem todo e qualquer grau de exclusão, independentemente de raça, gênero, opção sexual ou situação de renda. A democracia deve se encontrar com o tema da emancipação e se desdobrar do social para o político por meio de um compromisso de afastar quaisquer tipos de exclusão. Em suma, a democracia, na sua dimensão local também deve ser universalizadora, deve continuar a perseguir a unificação do gênero humano!
Alberto Aggio é professor de História da UNESP e presidente do PPS Franca
Fonte: Comércio da Franca, 21.06.2012, p. 2

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Convenção do PPS Franca será no sábado, 23 de junho


EDITAL
Nos termos da Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, ficam convocados, pelo presente edital, todos os filiados ao Partido Popular Socialista – PPS de Franca aptos a votar, para a CONVENÇÃO ELEITORAL que será realizada no dia 23 de junho de 2012, com início às 09:00 horas e encerramento às 12:00 horas, na avenida Orlando Dompieri n° 1720, nesta cidade, com a seguinte ORDEM DO DIA:
I – Estratégia eleitoral a ser adotada;
II – Deliberação sobre coligação;
III – Denominação da coligação (se aprovada);
IV – Escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores;
V – Sorteio dos números dos candidatos a vereador.
Franca, 13 de junho de 2012.
Alberto Aggio
Presidente do Diretório Municipal