domingo, 11 de novembro de 2012

PPS Franca faz avaliação positiva da eleição e projeta seu futuro

Na última quinta-feira (08.11.2012), o PPS Franca se reuniu novamente depois das eleições municipais para fazer uma avaliação do seu desempenho e para pensar suas perspectivas para o futuro. A reunião contou com a presença de aproximadamente 20 pessoas, dentre elas, Marco Garcia e Zezinho Cabeleireiro, os dois vereadores eleitos pelo PPS em Franca (ver post abaixo com a votação completa do PPS). 
Houve uma concordância geral em torno de uma avaliação positiva do desempenho do PPS na votação para vereador. No entanto, diversas observações criticas sobre o nosso desempenho eleitoral foram realizadas, dentre elas, a falta de maior organicidade, o desequilíbrio da composição da chapa na qual poucos candidatos obtiveram votação expressiva enquanto boa parte alcançou uma votação bastante abaixo da expectativa. Uma deficiência visível em relação a esse último aspecto é o desempenho feminino, fato que coloca um desafio permanente para o partido.
No que se refere às perspectivas de futuro do partido, observou-se a necessidade de mostrar mais o PPS para a sociedade francana, por meio de uma ação diferenciada e de caráter permanente. Valorizou-se muito esse aspecto, enfatizando-se que o PPS é um partido com muito pouco rejeição e isso é um fator positivo para o seu crescimento. Dentre as propostas que foram apresentadas, o estabelecimento de uma sede para o partido e uma campanha de filiação a ser desencadeada no primeiro semestre de 2013, foram as mais discutidas.
Por fim, avaliou-se também como positiva a nossa participação na exitosa campanha a prefeito de Alexandre Ferreira (PSDB). O ex-secretário de administração da prefeitura de Franca e membro da direção local do PPS, Jerônimo Sérgio Pinto, informou que foi indicado para participar da equipe que fará a transição de governo até a posse do novo prefeito, em 01 de janeiro de 2013. Nessa conjuntura de montagem da composição do novo governo, o PPS Franca guarda a expectativa de poder colaborar com Alexandre Ferreira, uma vez que, durante a campanha, demonstrou ser um partido leal e proativo para a conquista da vitória, bem como possui filiados e dirigentes altamente qualificados dispostos a colaborar com a nova administração, a partir de 2013.

domingo, 7 de outubro de 2012

PPS elege 2 vereadores em Franca

Nas eleições municipais de domingo, dia 7 de outubro, o PPS Franca obteve uma extraordinária vitória: elegeu 2 vereadores e se tornou o 5o. partido mais votado da cidade, ultrapassando o PT em número de votos.
O PPS Franca obteve uma votação de 13.656 votos, (8,14%), sendo 181 de votos apenas na legenda. Essa votação representou um crescimento de mais de 100% em relação à eleição de 2008, quando o PPS obteve apenas 5.841 votos.
É também importante registrar a nossa efetiva participação na vitória eleitoral no primeiro turno do candidato a prefeito, Alexandre Ferreira, 45 (PSDB). O candidato da coligação "Para franca continuar crescendo", alcançou 38% dos votos contra 29% de Graciela Ambrosio (PP), que ficou em 2o. lugar. O PPS vem trabalhando junto à campanha de Alexandre Ferreira para ampliar os apoios ao nosso candidato, o que certamente lhe assegurará uma grande vitória em 28 de outubro.

Veja abaixo o resultado final da votação do PPS para vereador em Franca


Marco Garcia 3.209 (1,91%)

Zezinho Cabeleireiro 3.057 (1,82%)

Marcos David  2.225 (1,33%)

Mauricio Chinaglia  1.731 (1,03%)

Vargas do Basquete  682 (0,41%)

Baianinho  554 (0,33%)

Professor Aggio  418 (0,25%)

Fatima Bonatti  355 (0,21%)

Odair Tristão  260 (0,16%)

Althamir (tamirão)  228 (0,14%)

Natalino de Paula  177 (0,11%)

Daniel do Varejão  143 (0,09%)

Professor Lois  133 (0,08%)

Marcia Badoco  91 (0,05%)

Marli Aparecida  72 (0,04%)

Itamar Lacerda  52 (0,03%)

Enilda Mello  46 (0,03%)

Daniela Taveira  42 (0,03%)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Davi Zaia na campanha do PPS em Franca


O Presidente do PPS-SP e atual Secretário de Gestão do Governo do Estado de São Paulo, Davi Zaia, esteve em Franca (18.08) para apoiar a campanha dos vereadores do PPS-Franca e também manifestar seu apoio ao candidato a Prefeito Alexandre Ferreira 45.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Candidatos a Vereador do PPS Franca na TV

Assista aqui a participação no horário eleitoral de TV dos candidatos a Vereador do PPS Franca que se apresentam para as eleições de 7 de outubro de 2012. Estas inserções foram gravadas considerando o tempo de TV do PPS Nacional e o espaço de cada candidato ficou reduzido a pouco mais de 10 segundos. É, portanto, uma aparição breve, que vai ao ar nas terças, quintas e sábados, pela Rede Record, em Franca, às 13H e às 20:30h. Por isso, aqui no Blog vc tem também uma pequena biografia de cada um dos candidatos. Acesse, analise e escolha o seu candidato a Vereador do PPS, para Franca avançar no sentido de uma sociedade mais justa, democrática e solidária.




quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vote ODAIR TRISTÃO para Vereador em Franca

ODAIR TRISTÃO, 23233, é jornalista e bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal de Franca entre 2005 e 2010 e secretário adjunto de finanças entre 2009 e 2010. Por convocação partidária (Partido Popular Socialista), será candidato às eleições para vereador este ano. O Poder Legislativo de uma cidade é muito importante. Não pode ser entregue a pessoas que não tenham experiência ou que não tenham vivência para fazerem o que delas se espera: a fiscalização dos atos do Poder Executivo.

Vote ALTHAMIR (TAMIRÃO) para Vereador em Franca

Althamir Alves de Andrade é o candidato a vereador ALTHAMIR (TAMIRÃO), 23007. Tem 63 anos, gerente industrial e modelista de calçados. Trabalhou nesse ramo desde 1977 em Franca, Jaú, Ribeirão Preto e Montes Claros (MG), até se aposentar em 2003. Mesmo assim continuou sua atividade de forma autônoma. 
Sempre esteve envolvido indiretamente com a política e, ao se filiar ao PPS em 2011, encontrou a possibilidade de se candidatar. Como candidato e futuro vereador carrega consigo a seriedade e competência que todos seus amigos conhecem.
ALTHAMIR (TAMIRÃO) pede um voto de confiança para, na Câmara de Vereadores, continuar lutando pela saúde, por mais segurança publica, geração de novos empregos e conquista de melhoria para todas as classes trabalhadoras.

Vote NATALINO DE PAULA para Vereador em Franca

Natalino Alves de Paula é o candidato a vereador NATALINO DE PAULA, 23300. Tem 45 anos, divorciado, 4 filhos e mora no Parque do Horto desde 1990.
É empresário da área de entretenimento há 22 anos, proporcionando lazer e diversão aos jovens e idosos de Franca e região. 
Como vereador, trabalhará para tornar Franca uma potência regional, com mais empregos, melhor distribuição de renda, e transporte coletivo de melhor qualidade. Enfim, trabalhará para que nossa cidade adote definitivamente a perspectiva da sustentabilidade, porque só assim ela será uma cidade forte e com liderança regional.

Vote PROFESSOR LÓIS para Vereador em Franca

LUIZ ANTONIO DE MORAES - PROFESSOR LOIS é 23222, candidato a vereador pelo PPS Franca.
Professor há mais de 30 anos, o PROFESSOR LOIS é conhecido pelos seus alunos como um professor compromissado com a educação e a formação de jovens.
Por ser um educador dedicado e respeitado pelos seus alunos e por seus colegas, é lembrado também por sua rígida postura frente a valores morais e éticos. 
Como vereador eleito, defenderá melhorias na educação e a valorização de seus profissionais.

Vote MARCIA BADOCO para Vereadora em Franca

MARCIA BADOCO, 23111, nasceu e sempre morou em Franca. É casada com Sergio Luiz Costa, de Cristais Paulista, e tem três filhos: Mariana, Sergio e Viviane.
Funcionária pública na área da Educação há 20 anos. Amaior parte do tempo trabalhou como pedagoga na escola fundamental. Atualmente trabalha como pedagoga de Educação Infantil no setor de creches. 
Como vereadora, Marcia Badoco vai focar seu trabalho na educação, abordando as crianças, professores e gestores. Afinal a Câmara precisa de mais educadoras na sua composição.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Vote ZEZINHO CABELEREIRO, 23123, para Vereador em Franca

José Barbosa da Silva, o popular ZEZINHO CABELEREIRO, 23123, é casado e pai de cinco filhos. Cabeleireiro em Franca há mais de 25 anos.
Foi vereador entre 2005 e 2008, tendo sido o 11º vereador mais votado com 2480 votos. Nesse mandato foi autor de diversas indicações que trouxeram grandes melhorias para a cidade, dentre elas, a autorização para a construção do acostamento da Rodovia Franca/Ibiraci, a revitalização das voçorocas do Jardim Líbano e do Jardim Paulistano com a construção do Parque Lupercio Alves Taveira, bem como o recapeamento das ruas do bairro. 
Entre 2009 e 2012 esteve em cargo comissionado na ENDEF e realizou um trabalho importantíssimo de gerenciamento do asfaltamento de ruas em 15 bairros de Franca. 
É esse homem simples, competente e experimentado na política francana que o PPS lança como candidato a vereador. ZEZINHO CABELEREIRO, 23123, necessita agora do seu voto de confiança para poder continuar trabalhando pelo povo francano.

Vote ITAMAR LACERDA, 23147, para Vereador em Franca

Itamar Lacerda, 23.147, casado, pai de 3 filhas, formado em Ciências Econômicas, em 1987 e em Ciências Contábeis, em 1989.

É microempresário estabelecido no setor de calçados. Itamar Lacerda trabalha há mais de 30 anos no setor de pesponto, prestando serviços a inúmeras empresas. 

Como empreendedor característico da cidade de Franca, sua atuação na Câmara de Vereadores buscará sempre a renovação das condições de trabalho e qualidade de vida da população, sempre assentada na sustentabilidade ambiental, para Franca continuar crescendo e ser uma cidade cada dia melhor.

Vote FATIMA BONATTI, 23500, para Vereadora em Franca

FATIMA BONATTI – 23500.

Maria de Fátima Bonatti Santos nasceu em Ibiraci, Minas Gerais, aos 5 de dezembro de 1954, vindo morar em Franca ainda criança.

Casada e mãe de dois filhos, Fátima Bonatti trabalha como agente comunitária de saúde no Programa de Saúde da Família do Jardim Palma desde o ano de 2005, realizando prevenção e promoção da saúde, servindo de elo entre a comunidade e os serviços de saúde pública da nossa cidade.

domingo, 22 de julho de 2012

Vote em ENILDA MELLO, 23888, para Vereadora em Franca

Enilda Ferreira de Melo é a candidata a vereadora ENILDA MELLO, 23888. Tem dois filhos e é formada em Pedagogia.
Trabalha na Secretaria Municipal de Educação desde 1996, onde atualmente ocupa o cargo de pedagoga. Sua função é acompanhar, coordenar e supervisionar o trabalho desenvolvido nas creches mantidas pelo poder municipal. 
No cargo há 6 anos, compreende as necessidades das comunidades carentes do município. 
Como vereadora vai lutar pelo aumento de vagas nas creches municipais e pela melhoria dos serviços oferecidos à população, especialmente a mais carente.

Vote PROFESSOR AGGIO, 23230, para Vereador em Franca

PROFESSOR AGGIO - 23230, 58 anos, é professor de História da UNESP/Franca desde 1987. Neste período trabalhou na formação de professores e pesquisadores.
É autor de vários livros e, desde 1994, publica, periodicamente, suas ideias sobre política, educação e cultura em artigos no jornal Comércio da Franca. 
É  Presidente Municipal do PPS e se candidata a vereador para colocar sua competência profissional, qualidade intelectual e experiência política a serviço da população de Franca. 
Na Câmara Municipal vai pautar sua atuação pela defesa da autonomia do legislativo e pela vigilância na aplicação dos recursos públicos. Sua preocupação especifica estará dedicada à implementação de melhorias na educação, especialmente no que se refere às condições de trabalho e atualização dos educadores, bem como às demandas de manutenção, ampliação e inovação dos equipamentos culturais da cidade.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

VOTE NOS CANDIDATOS A VEREADOR DO PPS FRANCA


ALBERTO AGGIO - PROFESSOR AGGIO - 23230 
ALTHAMIR ALVES DE ANDRADE - ALTHAMIR (TAMIRÃO) - 23007
DANIEL CONCEIÇÃO LIMA - DANIEL DO VAREJÃO - 23999
DANIELA TAVEIRA LEMOS - DANIELA TAVEIRA - 23333
ENILDA FERREIRA DE MELO - ENILDA MELLO - 23888
ITAMAR ALVES DE LACERDA - ITAMAR LACERDA - 23147 
JOÃO ANTONIO ALVES – PIERRE - 23789
JOSE BARBOSA DA SILVA - ZEZINHO CABELEREIRO - 23123
JOSE VARGAS - VARGAS DO BASQUETE  - 23112 
LUIZ ANTONIO DE MORAES - PROFESSOR LOIS - 23222
MARCIA APARECIDA BADOCO COSTA - MARCIA BADOCO - 23111
MARCO ANTONIO GARCIA - MARCO GARCIA - 23456
MARCOS ANTONIO DAVID - MARCOS DAVID - 23033
MARCOS DA SILVA SANTOS – BAIANINHO - 23344
MARIA DE FATIMA BONATTI SANTOS - FATIMA BONATTI - 23500
MARLI APARECIDA COSTA RAMOS - MARLI APARECIDA - 23611
MAURICIO CHINAGLIA - MAURICIO CHINAGLIA  - 23640
NATALINO ALVES DE PAULA - NATALINO DE PAULA - 23300 
ODAIR BELARMINO TRISTÃO - ODAIR TRISTÃO - 23233

sábado, 23 de junho de 2012

Em Convenção, PPS e PRB formam coligação para vereador

Uma festa com alegria e energia. Muitos discursos, muita conversa, reencontro de amigos e afirmação da coerência política que vem marcando a atuação do PPS Franca rumo às eleições municipais de outubro próximo. Foi assim a Convenção Eleitoral do PPS, que se realizou hoje em conjunto com os partidos que apoiam à candidatura à prefeito de Alexandre Ferreira (PSDB), tendo como vice-prefeito Fernando Baldochi (PMDB). 
 
O comparecimento da militância do PPS Franca, especialmente dos seus pré-candidatos a vereador, foi expressivo e marcou de maneira significativa a presença do partido nesse evento que já está sendo considerado a largada oficial da campanha eleitoral de 2012. Diversos candidatos a vereador, não apenas do PPS, fizeram uso da palavra enfatizando a confiança na vitória de Alexandre e Baldochi. 
O prefeito Sidnei Franco da Rocha, presidente do PSDB-Franca, conduziu animadamente o encontro, instigando os candidatos a vereador a manifestarem suas visões e propostas para Franca. Uma série deles assumiu o desafio procurando demarcar suas enfases e perspectivas para se garantir a vitória em outubro de 2012. Em seguinda os representantes das direções partidárias que formam a coligação de apoio a Alexandre Ferreira fizeram uso da palavra. Falaram lideranças do PSDB, PMDB, PPL, PRB, PMN e PPS. 
 
Alberto Aggio, presidente do PPS Franca, enfatizou a "coerência que dá sustentação à coligação como um fator importantíssimo para a vitória. Coerência que se ressalta na tradição de luta democrática de todos os partidos e de sustentação a uma adminstração municipal avaliada muito positivamente pela população". Para o lider do PPS, o local da Convenção (a sede do PSDB), teria que ser vista a partir daquele momento como "a casa comum de todos esses partidos, rumo à vitória e ao estabelecimento de um governo de inovação dentro da continuidade, democrático, moderno e progressista". 
 Em seguida discursou Fernando Baldochi que fez questão de registrar a sua trajetória profissional como servidor público bem como os seus vínculos com a política do PMDB por mais de 20 anos. Uma experiência importante que Baldochi tem certeza que levará consigo para a vice-prefeitura a partir do proximo ano. 
Por fim, Alexandre Ferreira, visivelmente emocionado, começou a discursar estabelecendo os momentos importantes da sua vida como servidor público da saude na Prefeitura de Franca. 
O conhecimento adquirido e as inovações implementadas como secretário são, para Alexandre Ferreira, dois elementos essenciais que contarão para que os eleitores pensem de maneira correta na hora do voto. Alexandre fez questão de enfatizar que ali estava "a dupla de candidatos com maior conhecimento dos problemas e das soluções para a administração da cidade de Franca".


No que se refere à chapa de vereadores, o PPS estabeleceu com o PRB (Partido Republicano Brasileiro) a coligação "POR UMA FRANCA SOLIDÁRIA" que contará com 30 candidatos a vereador, o teto máximo para a eleição em Franca. Com chapa completa, a coligação PPS e PRB confirma sua força para a disputa das eleições para vereador em Franca, ampliando suas chances de conquistar uma forte bancada na próxima legislatura.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Eleições e Democracia


Se a democracia não se restringe ao voto ela também não pode viver sem ele. Para ser legitima, representativa e participativa, a democracia tem que existir num clima de liberdade. Como construção permanente, a democracia envolve conteúdos e formalizações, já que ela é o suporte tanto de uma sociedade democrática quanto das instituições do Estado democrático de direito.
Pensar os conteúdos da política democrática é se voltar para a construção de uma grande orientação que esteja sustentada na liberdade, na equidade, na justiça social e na decência com a "coisa pública". Nos dias atuais outra dimensão aparece também como essencial: a sustentabilidade ambiental.
As próximas eleições estarão voltadas para os assuntos da cidade. A política local é aquela que proporciona o mais efetivo exercício da democracia. É na cidade que se desenrola o cotidiano das pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida. Em cada cidade, a política da democracia precisa ser traduzida num projeto de transformação voltado para a construção de uma cidade mais moderna, progressista e solidária.
Este projeto deve estar desenhado para colocar em prática os preceitos da transparência, a abertura para o acompanhamento das políticas públicas bem como seu controle social. Deve buscar também a conjunção entre sensibilidade político-social com a profissionalização da gestão e da competência técnica.
Para que o atual crescimento brasileiro não se assente em “pés de barro”, o município deve se esmerar no sentido de garantir uma educação infantil e um ensino fundamental de qualidade. O compromisso com a cidadania começa a partir deste ponto e se estende a outros, especialmente à melhoria do transporte público e à mobilidade urbana bem como ao acesso a um sistema de saúde pública de qualidade.
A perspectiva do “bem-viver” amplia-se hoje a partir de um compromisso com as práticas do chamado desenvolvimento sustentável, o que envolve cuidado, responsabilidade e competência com a limpeza urbana, a destinação final de resíduos sólidos, do saneamento e despoluição dos cursos d’água bem como o estímulo ao uso de energias limpas.
Mas, devem ser as pessoas de carne e osso a maior preocupação. Elas esperam dos gestores municipais uma ação permanente e combinada com os governos federal e estadual em favor da geração de emprego e renda antes que políticas compensatórias, necessárias apenas em alguns casos. Esperam ações voltadas para a qualificação profissional e a reinserção no mercado de trabalho. É este o núcleo central do combate às desigualdades e o que gera segurança para o futuro.
Superar desigualdades e assegurar as diferenças fazendo o possível para garantir políticas de inserção social que superem todo e qualquer grau de exclusão, independentemente de raça, gênero, opção sexual ou situação de renda. A democracia deve se encontrar com o tema da emancipação e se desdobrar do social para o político por meio de um compromisso de afastar quaisquer tipos de exclusão. Em suma, a democracia, na sua dimensão local também deve ser universalizadora, deve continuar a perseguir a unificação do gênero humano!
Alberto Aggio é professor de História da UNESP e presidente do PPS Franca
Fonte: Comércio da Franca, 21.06.2012, p. 2

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Convenção do PPS Franca será no sábado, 23 de junho


EDITAL
Nos termos da Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, ficam convocados, pelo presente edital, todos os filiados ao Partido Popular Socialista – PPS de Franca aptos a votar, para a CONVENÇÃO ELEITORAL que será realizada no dia 23 de junho de 2012, com início às 09:00 horas e encerramento às 12:00 horas, na avenida Orlando Dompieri n° 1720, nesta cidade, com a seguinte ORDEM DO DIA:
I – Estratégia eleitoral a ser adotada;
II – Deliberação sobre coligação;
III – Denominação da coligação (se aprovada);
IV – Escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores;
V – Sorteio dos números dos candidatos a vereador.
Franca, 13 de junho de 2012.
Alberto Aggio
Presidente do Diretório Municipal

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ato do PPS em apoio a Alexandre Ferreira reune mais de 150 pessoas


Convidadas pelo PPS Franca, mais de 150 pessoas compareceram ao Tower Franca Hotel na noite de 29 de maio para participarem do Ato de Político de apoio à pré-candidatura de Alexandre Ferreira (PSDB) a Prefeito de Franca. 
O Ato Político organizado pelo PPS foi um sucesso em todos os sentidos porque reuniu lideranças da cidade, além de representantes de diversos setores, todos unidos em apoio à candidatura de Alexandre Ferreira. Estavam presentes o Prefeito Sidnei Franco da Rocha, presidente do PSDB de Franca,  o vereador pelo PPS Marco Garcia e diversas lideranças de outros partidos que apoiam a pré-candidatura de Alexandre Ferreira, dentre eles o PMN e o PRB. 
O Prefeito Sidnei Franco da Rocha manifestou-se no sentido de afirmar a necessidade de continuidade da administração atual que é aprovada massivamente pela população francana.  Sidnei ressaltou a importancia de um planejamento realista para que se obtenha exito na administração pública. O vereador do PPS, Marco Garcia, chamou atenção para a necessidade de união de forças no sentido de eleger Alexandre Ferreira para que ele conduza um governo realizador, com apoio de uma grande bancada de vereadores a Camara Municipal. 
Já o presidente do PPS, Alberto Aggio enfatizou a necessidade de unidade e organização de todos os partidos que apoiam Alexandre Ferreira para a conquista da vitoria em outubro de 2012. Apelou também para que as outras forças políticas da cidade que ainda não definiram se irão ou não ter candidatos a prefeito para que se integrem a essa campanha que tem tudo para ser vitoriosa. 
Por fim, Alexandre Ferreira, atual Secretário da Saúde e do Desenvolvimento, elogiou o PPS pela organização e manifestou confiança no apoio da coligação de partidos que estava ali presente. Alexandre enfatizou que não fará uma campanha com base em promessas e sim na demonstração do que se tem feito na atual gestão, aprovada pela população. Foi um ato político vibrante e bastante positivo,que encheu de energia e esperanças todos aqueles que se fizeram presentes, sinalizando que o bloco de forças políticas que vem sendo formado em torno da pré-candidatura de Alexandre Ferreira quer garantir ao povo francano a continuidade de uma administração de sucesso e reconhecida pelo povo. O objetivo daqui para frente é reafirmar  a unidade das forças democráticas, progressistas, modernizadoras para que Franca promova um salto em direção ao futuro com a vitoria de Alexandre Ferreira em outubro de 2012.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PPS faz dia 29 de maio Ato Público de apoio a Alexandre Ferreira

O PPS Franca, fiel aos seus ideais de construção de uma sociedade democrática, moderna e solidária, baseada na equidade, justiça social, liberdade, na decência com a "coisa pública" bem como na sustentabilidade ambiental, entende que deve se posicionar com firmeza, coerência e visão de futuro frente às eleições para Prefeito de Franca, a se realizarem em 7 de outubro deste ano. Com essa perspectiva e motivado pela disputa democrática que se avizinha, o PPS Franca convida a todos para participarem da realização de um Ato Público de apoio à pré-candidatura de Alexandre Ferreira (PSDB) na próxima terça-feira, dia 29 de maio de 2012, a partir das 19:30h, no Tower Franca Hotel, Rua Dr. Júlio Cardoso, 2214 (Centro). Lá estarão as principais lideranças do PPS, dentre elas o Vereador Marco Garcia, bem como seus demais potenciais candidatos a vereador nas próximas eleições, além de personalidades importantes da política francana que se congregam ao PPS no apoio à pré-candidatura de Alexandre Ferreira. Contamos com a sua presença neste evento, que abre publicamente a campanha que teremos pela frente. Compareça e convide seus familiares, amigos e apoiadores do PPS, do PSDB e de todos aqueles que manifestam seu apoio a Alexandre Ferreira para Prefeito de Franca.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PPS Franca discute política e prepara seus candidatos

Dois eventos promovidos pelo PPS Franca ocorrem a partir do sábado, 26 de maio. O primeiro deles é o Curso de Atualização Política para os seus pré-candidatos a vereador a respeito de questões relativas à Campanha Eleitoral e Legislação Atual. Será ministrado por Jeronimo Sérgio Pinto, membro da Direção Municipal do PPS Franca,. O curso será ministrado na Escola Escreviver (esquina da Rua Couto Magalhães com Alcindo Ribeiro Conrado) das 8:00 às 12:00h. O segundo evento é mais amplo e vai ocorrer nos próximos três sábados: 26 de maio, 02 e 09 de junho, das 9 às 12 h. Trata-se do Seminário de Formação Política intitulado Perspectivas para a construção de uma esquerda democrática, a ser realizado no Forum da Cidadania, uma das salas franqueadas ao público  no interior da Câmara Municipal de Franca. São três sessões com exposição, comentários e debates. Confira a Programação: 26/05: Há um novo ciclo de desenvolvimento no Brasil de hoje?. Intervenção: Agnaldo de Souza Barbosa (UNESP-Franca), comenta: Anderson Venâncio (UNIFRAN). 02/06: "Petismo e lulismo no contexto político brasileiro; Intervenção: Clayton Cardoso Romano (UFTM), comenta: Julio Bonatti (UNIFRAN); 09/06: Social-democracia e esquerda reformista como pontos de referência. Intervenção: Alberto Aggio (UNESP-Franca), comenta: Leonardo Leite (UFSCar).

terça-feira, 8 de maio de 2012

Freire conseguiu recursos que devem ser liberados para a Santa Casa de Franca até o final de 2012

O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) realizou mais de 20 indicações para emendas parlamentares em 2011, num total de R$15 milhões para a Saúde e Ciência & Tecnologia, duas áreas prioritárias para o País, de acordo com Freire. Aprovadas, estas emendas devem ser liberadas até o final de 2012. Mesmo situando-se na oposição ao governo Dilma (PT), Freire conseguiu a aprovação de R$ 7 milhões para serem aplicados em ajuda às Santas Casas do Estado de São Paulo, cobrindo a capital e de diversas cidades do interior paulista. Dentre elas, destaca-se a Santa Casa de Franca que receberá R$ 200 mil para investir na compra de equipamentos médicos e no atendimento a excepcionais. Para o caso destas emendas, os recursos serão todos repassados à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e, em seguinta, diretamente às Santas Casas indicadas para o recebimento daqueles recursos.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Militância cidadã e renovação política em Franca

O artigo abaixo foi publicado no Comércio da Franca (29.04) e levanta aspectos relevantes em relação à expectativa de renovação da política em Franca.

Militância cidadã e renovação política em Franca
Leonardo Queiroz Leite
Vivemos um ano decisivo para a renovação da classe política municipal de Franca. Nesse período eleitoral que logo adentraremos, é de fundamental importância estimular o interesse dos cidadãos para que, juntamente com os órgãos de comunicação e redes sociais, possamos promover debates e exposições sobre quais são as reais propostas que os aspirantes a cargos políticos apresentarão para o desenvolvimento do município.
Quem realmente conhece os programas dos partidos políticos? Quais os planos de Governo dos principais candidatos à Prefeitura? O que se pensa em termos de planejamento e desenvolvimento de longo prazo em Franca? Como sanar os problemas críticos das políticas públicas mais necessárias à população? São questões elementares que deveriam nortear os rumos dos debates eleitorais que serão travados em breve, mas que, a julgarmos pelo histórico de mediocridade e jogo de personalismos que domina o debate político em Franca, parece difícil acreditar que será possível elevar o nível tacanho de discussões políticas que predomina na cidade.
E o que dizer do papel diminuto da Câmara dos Vereadores do município, que deveria promover uma eficiente fiscalização e contraponto democrático ao Poder Executivo, fazendo valer o equilíbrio de poderes? Infelizmente, com a atual composição e com o baixo nível de discussões e péssima qualidade da produção legislativa, só podemos ter uma fraca ressonância dos interesses coletivos no espaço político do Parlamento que deveria refletir efetivamente a vontade popular. Assim, Franca somente poderá vislumbrar um futuro melhor para o seu Parlamento se esse ano ocorrer uma efetiva renovação de quadros com a apresentação de candidatos novos e qualificados para a vereança.
Percebemos assim que o momento é convidativo para a discussão pública de projetos, idéias e iniciativas, estando a sociedade diante de uma ocasião estratégica e única para conhecer a opinião de lideranças locais e candidatos sobre questões políticas diversas. Nesse sentido, seria altamente benéfico à coletividade se houvesse inovações positivas no sentido de ampliar a participação e promover a conscientização do eleitorado em relação às propostas dos candidatos por meio de uma maior abertura para o diálogo com a população através de debates, sabatinas e apresentações públicas promovidas pelos partidos. Essa é uma maneira democrática e transparente de discutir os programas partidários no sentido de mostrar aos eleitores quais são os planos e as propostas de políticas públicas a serem executadas caso obtenham o direito de representar a população nos cargos eletivos.
Enfim, a proximidade das eleições enseja uma meditação sobre o que queremos para o destino da nossa cidade, e é somente com o engajamento ativo de uma militância cidadã que se poderá vislumbrar um sopro de renovação política, de modo a que a sociedade possa participar mais diretamente do processo político no município e tentar desfazer, ainda que minimamente, o desencanto com a Política que tomou conta da sociedade (pós) moderna.
Leonardo Queiroz Leite (Mestrando em Ciência Política pela UFSCar)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Algumas boas sugestões para um programa de governo

O autor do artigo abaixo, Rafael Jardim G. de Andrade, não é filiado do PPS, mas expõe propostas muito interessantes com as quais o PPS Franca apresenta inteira concordância.
Ideias para Franca
A aproximação das eleições municipais enseja uma reflexão sobre o destino da nossa cidade. O momento é propício para discutir novos projetos e iniciativas e conhecer a visão de lideranças locais e candidatos à Prefeitura, sobre temas variados. Um debate consistente deve se pautar por três pontos: competência constitucional e legal afeita ao exercício do Poder Executivo municipal; indicadores socioeconômicos oficiais da cidade de Franca e plausibilidade das propostas. Nesse sentido, destaco algumas ações relevantes, cuja implementação traria indiscutíveis benefícios aos cidadãos francanos:
(1) criação da Universidade Municipal Tecnológica de Franca: do pequeno rol de iniciativas aqui exposto, trata-se sem dúvida da mais importante. A criação de uma nova universidade, focada em engenharias e ciências exatas, traria uma importante contribuição para a educação de nível superior de jovens da região, suprimindo uma lacuna histórica. Ao mesmo tempo, incentivaria o surgimento de negócios na cidade em novas áreas, atualmente muito concentrados no setor coureiro-calçadista e em empreendimentos de baixa intensidade tecnológica. Outros ramos da economia local seriam beneficiados, como o imobiliário, hoteleiro, o de restaurantes, transportes, comércio em geral, entre outros;
(2) diversificação da economia e consolidação do polo fabril de lingerie: uma das deficiências da economia francana é a significativa dependência de apenas um setor industrial. Muito embora venha ocorrendo uma diversificação capitaneada pelos serviços, a produção calçadista ainda responde por boa parte do PIB municipal. É chegado o momento de se realizar estudos, em cooperação com universidades e centros de pesquisas de ponta, para implementar estratégias de atração de empresas e novos investimentos, buscando exemplos de outras cidades no Brasil e no exterior que seguiram pelo mesmo caminho. Por outro lado, deve-se atentar para a consolidação do polo de lingerie, que já conta com centenas de micro e pequenos empreendimentos;
(3) criação de um parque municipal: Franca carece de áreas verdes. As praças, além de mal cuidadas, são, em geral, pequenas e com arborização precária. Ainda pior, não há um parque municipal, lugar onde as pessoas possam caminhar, correr, praticar exercícios, fazer piqueniques. O município dispõe de diversos terrenos urbanos e a instalação e manutenção de um parque não demandariam muitos recursos. Trata-se de uma iniciativa simples, com reflexos imediatos no bem-estar de seus moradores;
Não há que se desconsiderar as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos em sua luta diária contra a burocracia. Tampouco minimizar as realizações dos últimos governantes edilícios. Essas sugestões, sumariamente expostas, são portadoras de grande potencial para elevar a qualidade de vida de toda a população, fazendo-se merecedoras, por isso, da atenção das nossas lideranças políticas.

Rafael Jardim G. de Andrade (Advogado formado na Unesp e mestre em Direito Público pela PUC Minas); fonte: Comércio da Franca, 26.04.2012.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Contra a corrupção

A República brasileira passou por alguns momentos constrangedores quando da recepção à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em visita oficial ao Brasil. Em cerimônia que selava a adesão do Brasil ao projeto de Barack Obama de implantação do “governo aberto”, no qual a sociedade civil e qualquer cidadão possa acompanhar o andamento dos gastos públicos, a secretária norte-americana afirmou que a presidente Dilma Rousseff é hoje ‘um exemplo mundial na luta contra a corrupção’ e que até mesmo estabeleceu um padrão de governo, no que se refere ao tema, que precisaria ser olhado com atenção pelo mundo.
O constrangimento logo se evidenciou porque ao lado da presidente estavam sentados dois ministros de Estado sob os quais pesam atualmente severas acusações de corrupção: Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que se revelou um “espetacular consultor” ao amealhar mais de 2 milhões de reais no prazo entre sua saída da prefeitura de Belo Horizonte e a sua ascensão ao ministério; e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, envolvida em compras de lanchas de empresas que financiaram sua campanha no Estado de Santa Catarina. Isto para não nos referirmos aos sete ministros que tiveram que ‘se demitir’ por pressão da opinião pública e da imprensa e não por iniciativa da presidente, o que pareceu ser um intencional desconhecimento(?) da eminente secretária.
Já há muito que o tema da corrupção deixou de ser arma política retórica usada por populistas ou moralistas de varias matizes. Trata-se de uma questão real para os governos de todo o mundo. A ‘corrupção mata’, como afirma o lema do movimento o ‘Dia do Basta à Corrupção’, que convida a população a se manifestar no próximo dia 21 de abril. E isso é verdade. Mata porque subtrai recursos das políticas sociais e das políticas estratégicas que visam melhorar a vida da população no presente e no futuro. A luta contra a corrupção é, portanto, uma luta pela vida contra esse mal que está incrustado em nossa cultura e em nossa prática política. Mas a corrupção pode matar também a democracia, fazendo com que o cidadão comum deixe de acreditar e prestigiar as instituições.
Lutar contra a corrupção é garantir e renovar a democracia por meio do exercício e da prática de ações políticas e culturais que não antagonize o cidadão com as instituições da democracia. Enfrentar a corrupção sem restrições é, assim, uma atitude republicana que visa impulsionar o ‘mundo político’ a não afrouxar, impedindo que ele se degenere por completo. Temos que, juntos, superar esse modorrento transformismo que vem solapando a ética e colocando em risco nossa recente e frágil democracia.
Estabelecer um ‘governo aberto’ no sentido da informação e de transparência é um extraordinário avanço mas ainda é muito pouco para um país alastrado pela corrupção. É preciso mais coragem e determinação para romper com esse cancro que se instalou particularmente dentro do governo federal.
No dia 21 de abril, a sociedade civil organizada colocará nas ruas o ‘Dia do Basta à Corrupção’. Esperamos que os organizadores do movimento em Franca entendam que essa é uma luta de toda a cidadania e não um apanágio de um ou outro pré-candidato a prefeito. Este seria um grande equívoco e, se acontecer, jogará mais no sentido de desunir e não de unificar forças para enfrentar esse verdadeiro flagelo da nossa República, tão distante da compreensão da secretária de Estado norte-americano bem como de alguns mandatários e representantes da população desta terra brasilis.

Fonte: Comércio da Franca